Hoje, dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Nota Fiscal. O documento, que já faz parte da rotina de consumidores e das empresas, é a principal forma de controle e fiscalização de pagamento de impostos sobre o faturamento por parte dos órgãos do governo. A data comemorativa lembra a importância da Nota Fiscal para as relações entre consumidores e empresas.

A NF-e originou-se da união de dois órgãos: o ENCAT –  Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários e a RFB – Receita Federal do Brasil. Ela é o documento pioneiro, o primeiro de todos os outros documentos fiscais eletrônicos. Seu projeto nasceu há  mais de 10 anos e hoje temos melhorias periódicas que visam cada vez mais otimizar a emissão de notas no Brasil. Já a NFS-e foi introduzida pela Receita Federal do Brasil junto a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF). Sua utilização oficializa a prestação de serviços nas prefeituras dos municípios.

Exigir a nota fiscal traz segurança e garantia em relação ao serviço prestado, além de uma série de benefícios. Para a empresa, é importante fazer uma gestão correta e precisa das notas fiscais para estar em dia com as obrigações legais e não correr o risco de sofrer sanções legais –crimes tributários e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.

Para as empresas, a gestão das notas fiscais ficou mais fácil com a criação dos processos eletrônicos. Além da agilidade no faturamento, as reduções da burocracia e dos custos são apontadas como as principais vantagens em relação ao antigo formato de emissão manual em talões numerados impressos.

A SOFT-ROM oferece aos seus clientes um sistema completo, contando com soluções para a gestão de documentos fiscais com várias opções e modelos que atendem desde de prestadoras até distribuidoras, tudo isso para atender as necessidades específicas dos negócios.

Entre em contato para conhecer as soluções que preparamos para você!